Contacto das Finanças? Este é o número de atendimento

Contacto das Finanças

Cada vez mais, as entidades deveriam ser facilmente contactáveis, principalmente quando se encontra em causa o correto cumprimento dos deveres fiscais e da cidadania. Assim sendo, são imensos os cidadãos que querem saber o número de contacto das finanças, principalmente na altura da entrega da declaração anual de IRS.

Embora antigamente o contacto da Autoridade Tributária fosse realizado através de um número 707, neste momento, e devido a diversas alterações, o mesmo foi atualizado.

O Centro de Atendimento Telefónico das Finanças funciona através do número de contacto 217 206 707. Esta linha foi criada de forma a facilitar o contacto e a resolução de diversos problemas (pessoais ou empresariais) de carácter tributário ou aduaneiro.

O Centro de Atendimento das Finanças faz parte de um conjunto de serviços disponibilizados ao consumidor, que têm como principal objetivo facilitar o acesso dos contribuintes à informação relevante.

Os outros canais mais relevantes deste conjunto de serviços são o Portal das Finanças e o portal do e-fatura.

Horário de Funcionamento do Centro de Atendimento Telefónico das Finanças

Atualmente o horário de funcionamento do CAT (Centro de Atendimento Telefónico das Finanças) para os serviços tributários é das 09h às 19h.

No entanto, se a sua questão se prende com serviços aduaneiros e impostos especiais de consumo, o horário é um pouco menos abrangente. A sua disponibilidade é entre as 09h e as 12.30h e entre as 14h e as 17.30h.

Contrariamente ao que acontecia anteriormente, através deste contacto tanto os contribuintes particulares como as empresas podem ter acesso aos serviços tributários como aos serviços aduaneiros.

A distinção é feita, através do teclado do telefone de onde está a ligar:

  • Tecla 1 – Serviços Tributários
  • Tecla 2 – Serviços Aduaneiros e Impostos Especiais de Consumo

É importante salientar, que dentro destes serviços, existem diversas opções, sendo por isso necessário estar atento, de forma a carregar nos números destinados ao tipo de informação que necessita.

Se as questões que pretende colocar, implicarem algum tipo de confidencialidade, o atendimento só prossegue se colocar um código de acesso (que pode ser obtido no próprio portal das finanças).

Frisamos ainda, que o atendimento telefónico das finanças, não é gratuito, sendo cobrado o custo de uma chamada normal de acordo com o tarifário do telefone de onde está a contactar.

Menu de atendimento do CAT

Tal como dissemos anteriormente, o menu de atendimento do CAT está dividido em duas áreas distintas: Serviços tributários e Serviços Aduaneiros.

Veja de seguida as opções completas, para que saiba de antemão quais os números onde terá de carregar para que a sua questão seja esclarecida.

Opção 1 – Serviços Tributários

1 – IRS

1.0 – Reembolsos;

1.1 – Questões relacionadas com Legislação de IRS;

1.2 – Portal das Finanças;

1.3 – E-Fatura

2 – IRC

2.0 – Reembolsos;

2.1 – Questões relacionadas com legislação de IRC;

2.2 – Portal das Finanças

3 – IVA

3.0 – Reembolsos;

3.1 – Questões relacionadas com legislação de IVA;

3.2 – Portal das Finanças

4 – IMI, IMT, I.Selo e IUC

4.1 – Portal das Finanças

4.2 – Questões relacionadas com legislação de IMI, IMT, I.Selo e IUC

5 – Portal das Finanças

5.1 – Senhas de acesso;

5.2 – Apoio no preenchimento declarativo e na utilização do Portal das Finanças;

5.3 – Questões Técnicas

6 – IES – Informação Empresarial Simplificada

6.1 – Declaração anual;

6.2 – Registo da Prestação de Contas;

6.3 – Anexo R, S e T

6.4 – Portal das Finanças

Opção 2 – Serviços Aduaneiros

1 – Operações Aduaneiras

1.1 – Procedimentos na importação, exportação e outros regimes aduaneiros

1.2 – Licenciamento na importação e exportação de procutos agrícolas e produtos industriais;

1.3 – Direitos aduaneiros e classificação pautal;

1.4 – Origem e valor das mercadorias;

1.5 – Dívida aduaneira, reembolso, dispensa de direitos e caução global.

2 – Declarações Eletrónicas

2.1 – SIC – EU;

2.2 – Declaração Sumária de entrada (ICS);

2.3 – Declaração sumária para depósito temporário (SDS);

2.4 – Declaração para sujeição a um regime aduaneiro (STADA – Importação);

2.5 – Declaração para exportação (STADA – Exportação);

2.6 – Declaração sumária de saída (ECS – DSS);

2.7 – Declaração de trânsito (STADA – Trânsito)

3 – Imposto Especial sobre o Consumo

3.1 – Álcool e bebidas alcoólicas;

3.2 – Tabaco;

3.3 – Produtos Petrolíferos;

4 – Imposto sobre veículos

Outras Informações Relevantes

Caso considere que a informação fornecida pelo Centro de Atendimento Telefónico das Finanças não foi pertinente ou esclarecedora, poderá sempre reclamar ou tentar obter resposta através de outra via.

A apresentação de reclamações sobre o atendimento telefónico das Finanças pode ser realizada através de email, utilizando para tal o endereço eletrónico: dscac-dgcat@at.gov.pt.

Pode também se quiser, aceder à sua área particular no Portal das Finanças e enviar um email interno, que será respondido com a maior brevidade possível (normalmente entre 48h a 72h).

Contudo, tenha em conta que nem todos os assuntos podem ser esclarecidos de forma satisfatória através do telefone e que por isso, em certos cenários, o melhor poderá ser deslocar-se pessoalmente até uma repartição das Finanças.

Agora que já sabe qual o número de atendimento telefónico das finanças, não hesite em contactá-los para solicitar qualquer tipo de esclarecimento que ache relevante.

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Categorias: Impostos e Legislação
Ricardo Rodrigues: CEO e Fundador da RRNValores Unipessoal, Lda, Ricardo Rodrigues gere uma equipa formada por consultores, criadores de conteúdos e programadores que desenvolvem e mantêm uma plataforma gratuita com informação e comparação de produtos bancários. Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e apaixonado pela área Financeira, criou o nvalores.pt em Agosto de 2013 com a missão de garantir uma comparação independente de produtos bancários em Portugal. Exerceu funções de consultor financeiro independente na Empresa Maxfinance, nomeadamente assessoria na obtenção de crédito pessoal, crédito consolidado, crédito automóvel, cartões de crédito, crédito hipotecário, leasing, seguros e aplicações financeiras. Email: geral@nvalores.pt