A poupança começa muitas vezes na cozinha. Quase todos nós cometemos erros que originam desperdícios.
Aprender como poupar na cozinha permite reduzir os custos mensais com a alimentação e pode até ajudar a descobrir novos pratos e, quem sabe, abrir as portas para uma nova forma de cozinhar.
Para ajudá-lo a poupar, o NValores reuniu algumas dicas de poupança na cozinha, que prometem ajudar a reduzir de forma significativa o seu orçamento dedicado à alimentação.
20 dicas para poupar na cozinha
O consumo consciente na cozinha, além de ajudar na preservação do meio ambiente com a redução de lixo, também ajuda o bolso dos consumidores.
Conheça as principais dicas de poupança na cozinha que também beneficiam o orçamento familiar.
1. Opte por comprar a carne ao quilo e não embalada. Apesar de ser mais prática e de permitir evitar as filas no talho, a carne embalada fica substancialmente mais cara.
2. Em vez de comprar bifes de frango, opte por comprar um frango inteiro e peça para cortar. Não só vai ficar com mais refeições, como pagará muito menos pelos bifes de frango. O peito de frango chega a custar o triplo do que custa um frango inteiro.
3. Se compra frequentemente bacalhau, pode poupar se comprar este produto já desfiado. Também pode alcançar uma poupança substancial se substituir o bacalhau pelo paloco, uma alternativa bastante similar em sabor, mas consideravelmente mais barata.
4. Poupar na cozinha implica utilizar a imaginação. Em vez de deitar fora o pão duro, pode utilizá-lo de diversas formas. As utilizações mais tradicionais são fazer sopas ou utilizar o pão duro para torradas, mas também pode fazer entradas e sobremesas. Se tiver um pouco de paciência, pode fazer pão ralado caseiro, adicionado especiarias ou queijo parmesão.
5. Uma das regras essenciais da poupança na cozinha é não comprar refeições preparadas. É certo que estas refeições permitem poupar tempo, mas acabam por ficar bastante caras e geralmente não são ricas em quantidade.
6. Se um dos seus problemas é a falta de tempo para cozinhar, escolha um dia em que tem mais disponibilidade (por exemplo, durante o fim-de-semana) e faça o planeamento e a confeção das refeições para toda a semana. Depois é só cozinhar e descongelar quando necessário.
7. As conservas estão na moda e permitem poupar na cozinha. Portugal é um país com uma enorme tradição no que diz respeito à indústria conserveira. Atum, petingas, sardinhas, anchovas, cavala, lampreia, polvo, ovas, lulas, as opções são imensas e variadas. Com as conservas pode confecionar refeições rápidas mas incrivelmente saborosas.
8. Aposte nas sopas. Para atingir um bom nível de poupança na cozinha deve fazer sopas frequentemente. Começar as refeições com uma sopa é saudável, nutritivo e ajuda a saciar a fome para o resto da refeição.
9. Para poupar na conta do supermercado opte por comprar os produtos a granel. Os produtos embalados são mais caros e quando são processados pagam um IVA mais alto.
10. Aproveite as sobras para preparar novas refeições com a comida que sobrou. Existem mil e uma formas de aproveitar os alimentos que sobraram de uma refeição.
11. Deve-se congelar os alimentos antes que estraguem. Assim, além de ter sempre o ingrediente à mão, evita-se o desperdício.
12. Ao cozinhar legumes e carnes, se reservar o caldo pode fazer sopas, caldos ou até risotos.
13. Para poupar dinheiro com carnes e peixes, pode escolher um ou dois dias da semana para uma refeição vegetariana.
14. Compre frutas e vegetais da época para pagar um preço mais barato.
15. Quando os últimos pedaços de queijo secam e ficam endurecidos, rale e guarde em um recipiente bem fechado. Aproveite para acrescentar em molhos ou sobre pizzas e pratos gratinados.
16. Para revitalizar as folhas murchas de saladas, mergulhe-as por um minuto em água quente e depois em água gelada com um pouco de vinagre.
17. Faça um planeamento semanal para o menu da família. Desta forma fica mais fácil verificar o que será utilizado e organizar-se para comprar o que falta na despensa.
18. Antes de ir às compras no supermercado, verifique os produtos que ainda tem na despensa para não os comprar novamente.
19. Muitos supermercados fazem ofertas especiais em dias da semana específicos. Fique atento a estas datas para se programar antes de ir às compras.
20. Se gosta de cultivar plantas, ter a sua própria horta em casa é uma ótima opção. Além de possuir alimentos frescos ainda economiza na compra de legumes e verduras.
Se começar a implementar estas dicas de poupança na cozinha, vai conseguir reduzir rapidamente as suas despesas mensais com a alimentação.