Em Portugal é extremamente comum ir às compras e pagar com o cartão multibanco (praticamente todas as pessoas o fazem) que funciona com o débito da conta ao qual está associado, bastando para isso colocar “verde – código – verde”.
Este simples gesto que faz parte da vida dos portugueses sofreu uma pequena alteração no início de junho, e esta, mesma sem dar conta pode prejudicar a sua carteira (pois poderá estar a pagar as suas compras do dia-a-dia com um cartão de crédito e não de débito).
Alterações nos pagamentos por multibanco
Caso ainda não tenha reparado, em muitos locais existe agora um novo passo a dar aquando dos pagamentos por multibanco (a escolha do tipo de cartão que quer utilizar na hora de pagar a conta).
A pergunta que tem estado na mente dos portugueses nos últimos dias é “porque é que esta alteração à forma de pagamento nos multibancos foi feita?”
A SIBS (que é responsável pela rede multibanco nacional) indica que esta alteração decorre de um regulamento europeu (Regulamento Europeu 751/2015) de taxas de câmbio e que não tem qualquer custo para o cliente (tendo em consideração o tipo de cartão que seja utilizado durante a transação).
O que acontece é que sempre que uma tipologia de cartão disponibilize várias marcas de pagamento (VISA, VISA Electron, MasterCard, Maestro ou Multibanco) o titular do mesmo passa a poder escolher qual a marca que quer utilizar para realizar aquele pagamento especifico.
É importante estar atento durante os próximos meses a esta questão, e confirmar sempre com o colaborador da loja qual o tipo de pagamento que prefere, pois a mesma poderia não ter qualquer impacto, se não fosse o caso de acarretar custos extra para si (uma vez que os cartões de crédito têm taxas de juro bastante altas associadas à sua utilização).
Salientamos desde já, que a opção que vem pré-definida nos mesmos é a opção de cartão de crédito (uma vez que se trata da forma de pagamento mais utilizada internacionalmente), levando assim a que milhares de pessoas estejam a ser prejudicadas pela falta de informação relativamente a este tema.
Afinal o que muda nos pagamentos por multibanco em 2016?
Na prática, e de acordo com os esclarecimentos da SIBS e da Unicre, não muda nada para os consumidores, e esta última, encontra-se atualmente a informar os seus clientes – comerciantes e utilizadores de cartões – esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir sobre esta nova opção.
A Redunicre está igualmente a contactar toda a sua rede de comerciantes, através de diversos meios, dando informação pormenorizada sobre o funcionamento da nova opção e sobre os serviços disponibilizados nos terminais (assim como as taxas de contratação de serviços que variam entre 0,8% e 1,1% de acordo com o tipo de pagamento efetuado – débito ou crédito).
Assim sendo, é possível dizer que a opção dada ao consumidor não é, portanto, entre a operação ser realizada a débito ou a crédito, mas sim com a marca MULTIBANCO ou outra marca internacional.