A necessidade de refrear os gastos está na origem de muitos negócios. Percebendo que é necessário adoptar a lógica dos investimentos a cada período é mais fácil alcançar sucesso. Os negócios low cost são negócios orientados para quem pretende poupar.
Os negócios que incorporam a lógica low cost permitem que uma parte muito significativa da população possa continuar a consumir, beneficiando de preços mais competitivos.
Mas tome atenção, neste artigo não nos referimos a investimentos de baixo custo, mas sim a modelos de negócio que têm no baixo preço e nas condições competitivas a sua principal vantagem.
1. Exemplos de negócios low cost
É possível lançar negócios com o conceito low cost em inúmeras áreas: restauração, perfumaria, bijuteria, roupas, tecnologia, etc. A verdade é que as pessoas adoram preços baratos, principalmente quando a relação custo-benefício é atrativa.
Conseguir oferecer um serviço ou produto de alguma qualidade por um preço acessível é a chave do sucesso, qualquer que seja o negócio low cost. Em seguida, deixamos alguns exemplos de possíveis negócios direcionados sobretudo os clientes que procuram bons preços:
1.1. Restaurantes baratos
Principalmente nas cidades estão a surgir diversos restaurantes low cost. A maior parte destes restaurantes esforça-se por manter um nível razoável de qualidade e pratica preços bastante abaixo do que é comum nas zonas em que estão inseridos. O resultado é fácil de adivinhar: salas bem compostas e clientes fidelizados.
1.2. Alojamento low-cost
Os hostels têm surgido como cogumelos nos centros históricos das principais cidades portuguesas, mas continua a existir muito espaço para aplicar este conceito, já que o nível de turismo em Portugal continua a crescer fortemente, ano após ano.
1.3. Roupa barata
Esta é uma área mais difícil de entrar, já que a concorrência por parte de grandes cadeias é enorme. Mas se tiver uma boa ideia e principal se encontrar um nicho muito específico, pode conseguir impor-se.
1.4. Bijuteria
Artigos de bijuteria originais, com qualidade e a um preço atrativo sempre foram um ótimo negócio e essa realidade não mudou.
1.5. Perfumes
É uma área que começa a estar saturada, mas em localidades onde ainda não existe uma perfumaria low cost, este conceito pode ser uma excelente aposta.
Estes 5 exemplos de negócios low cost servem apenas para demonstrar algumas possibilidades. Como referimos no início do artigo, o essencial neste tipo de negócio é oferecer um produto ou serviço que acrescente valor e que tenha um custo muito atrativo. Se o conseguir fazer, estará muito perto de alcançar o sucesso.