Tendo em conta a elevada concorrência no âmbito das telecomunicações, a verdade é que nos dias que correm, mudar de operadora é algo que se encontra ao alcance de qualquer pessoa.
Seja para obter um tarifário melhor ou simplesmente para poupar algum dinheiro todos os meses, a verdade é que todos os dias centenas de pessoas o fazem.
Verá que é bastante simples.
Como mudar de operadora passo a passo
Mudar de operadora de telecomunicações é algo relativamente simples, contudo, a verdade é que existem alguns passos que terá de dar antes de proceder à troca de operadora ou tarifário.
De seguida iremos explicar-lhe como proceder.
1º Passo – Analise o contrato que tem em vigor
O primeiro passo para decidir se irá ou não mudar de operadora é analisar o contrato que tem em vigor atualmente.
É importante perceber se tem ou não algum período de fidelização em vigor.
No caso de ter, é importante perceber qual é a penalização por cancelar o contrato que está em vigor (pois na grande maioria dos casos não compensa financeiramente a alteração enquanto estiver no período de fidelização).
Veja também: Mudar de operadora vai ser mais rápido e seguro
2º Passo – Analise as ofertas do mercado
O segundo passo para dar seguimento à alteração dos serviços fixos (ou móveis) passa por analisar o mercado e as ofertas que as diversas operadoras têm à sua disposição.
Existem alguns fatores que devem ser cuidadosamente analisados, nomeadamente:
Fidelização
Atualmente já não é necessário ter uma fidelização de um serviço fixo ou móvel, contudo, na grande maioria dos casos a mesma poderá ser financeiramente benéfica para si.
Escolha o pacote mais interessante
Perceba quais são as suas necessidades e opte por um tarifário que se adeque (pode escolher entre TV NET VOZ, TV NET VOZ + Móvel, NET VOZ, VOZ TV… enfim, existem diversos pacotes disponíveis no mercado);
Analise a mensalidade base
Ou seja, veja qual o valor fixo que determinado pacote tem mensalmente (e tente encontrar o mais barato);
Tenha cuidado com os tarifários promocionais
Quando subscreve um determinado serviço, é normal que nos primeiros meses o valor do mesmo seja mais em conta, contudo, faça todas as contas pois é normal que o valor do tarifário aumente significativamente após o período promocional.
Velocidade da Internet
Nos dias que correm a grande maioria das pessoas já pode ter os serviços fixos instalados através da fibra, o que permite velocidades até 400 MB (embora a grande maioria dos pacotes existentes tenha uma velocidade de 100 MB).
Televisão
Cada operadora tem diferentes tarifários de TV, assim sendo, escolher aquele que tem os canais que mais vê pode ser uma opção (em vez de ter de subscrever os mesmos como canais premium);
Telefone
Verifique se as chamadas são ilimitadas e quantos minutos pode ligar para o estrangeiro sem ter de pagar.
3º Passo – Faça o novo contrato de Tv Net Voz
A contratação do seu novo serviço deve ser realizada junto de um agente autorizado (como é o caso do NValores) de forma a que tenha a total garantia de que será dado o devido seguimento ao seu pedido.
Desta forma, vai ter sempre na sua posse a informação concreta sobre os serviços que subscreveu.
Salientamos, que na grande maioria das vezes, a instalação dos serviços de Tv Net Voz é feita num intervalo de 24 a 48 horas, por isso mesmo, aguarde a instalação para dar seguimento ao cancelamento (evitando desta forma ficar sem serviços por algum atraso ou problema que possa surgir).
4º Passo – Solicite o cancelamento dos antigos serviços
Quando escolher o seu novo serviço de telecomunicações, é importante que não se esqueça de cancelar o antigo.
Pois bem, embora a grande maioria das operadoras indique que trata do cancelamento dos serviços por si (o que nem sempre ocorre), a verdade é que nada melhor do que dirigir-se a uma das lojas da sua antiga operadora, e solicitar o cancelamento do mesmo.
Contudo, tenha em conta, que apenas deve cancelar o serviço após ser realizada a portabilidade do seu número fixo (isto no caso de querer manter o mesmo número).
Leve também os aparelhos que devem ser devolvidos (é o caso do telefone, router e boxes) e solicite sempre um comprovativo da entrega dos mesmos (para que tenha do seu lado a confirmação que já cancelou os serviços – acredite que lhe poderá dar jeito no futuro).
Voltamos a salientar que no caso de não ter nenhum período de fidelização em vigor, não irá pagar nada para mudar de operadora.
Assim sendo, analise bem o contrato que tem em vigor, e perceba se existe alguma solução que seja financeiramente mais compensadora do que aquela que tem atualmente em sua casa.