Início / Poupança / 20 Dicas para fazer obras em casa mais baratas

20 Dicas para fazer obras em casa mais baratas

Essential Advice, Intermediário de Crédito, Unipessoal, Lda. registada no Banco de Portugal com o nº0001429

As mulheres adoram fazer alterações em casa (pintar paredes, mudar móveis de lugar, comprar uma coisinha aqui, outra ali para enfeitar os móveis) e os homens adoram pegar nas ferramentas e pregar pregos na parede (e sentirem-se assim uns verdadeiros artistas).

No entanto muitas vezes, embora a vontade de inovar seja enorme, a preocupação com o dinheiro que vai ser gasto nestes pequenos arranjos, faz com que muitas famílias optem por não fazer grandes obras em casa.

De forma a alterar esta questão, o engiobra resolveu dar-lhe 20 dicas para fazer obras em casa mais baratas.

Vai ver que se as colocar em prática, vai sentir-se como se fosse uma decoradora profissional ou um verdadeiro mestre-de-obras.

Como fazer obras em casa mais baratas

Fazer obras em casa é, quase sempre, sinónimo de grandes dores de cabeça. Já para não falar na quantidade de dinheiro que se gasta para fazer pequenos arranjos e alterações.

Assim sendo, temos boas dicas para o ajudar nesta empreitada e que vão fazer com que queira deitar já mãos há obra!

1- Definir o plano de obras

Algo que é típico do português é “bem já que vou ter de fazer isto, aproveito e faço também aquilo e assim despacho tudo de uma vez”.

Isto pode ser um bom plano quando não faz escalar o orçamento disponível em valores exorbitantes (que vão fazer com que desista de tudo e não faça nada).

Assim sendo, antes de fazer o que quer que seja, defina efetivamente o que é que realmente necessita de melhorar, para poder proceder a um orçamento mais realista, pois se quer fazer obras em casa mais baratas vai mesmo ter de ser contido.

2 – Definir orçamento

É certo e sabido que realizar obras em casa é sinal de gastar dinheiro. Assim sendo, de forma a organizar-se antes de começar a solicitar orçamentos (sim, porque existem coisas que não irá conseguir fazer mesmo que seja bastante desenrascado).

Assim, tendo um orçamento disponível vai poder analisar melhor quais as propostas que tem de enviar e no final optar por aquela que seja a mais atrativa monetariamente.

3 – Ver o que é que consegue fazer

Muitas vezes temos amigos que levam imenso jeito para lixar móveis, pintar paredes, fazer peças em artesanato bastante bonitas, pintar quadros, enfim… uma panóplia de coisas.

O mais importante destes amigos é que eles o podem ajudar a baixo custo (muitas vezes basta que ofereça o almoço e uma grade de minis e eles estão entretidos durante toda a tarde a trabalhar).

Uma vez que os amigos são para as ocasiões, peça simpaticamente a ajuda deles para transportar móveis, pintar paredes ou ajudá-lo a montar aquele móvel que vem com livro de instruções e você nem sabe para que lado se há-de virar (em muitos casos é pior que um puzzle de 1000 peças).

Vai ver que só aqui vai poupar um bom dinheiro, conseguindo desta forma fazer as obras em casa mais baratas.

4 – Peça orçamentos

Se vai ter de partir ou construir uma parede, mudar algum cano da cozinha ou trocar a banheira por um poliban, não existem amigos que lhe valham.

Nestes casos (e em tantos outros do mesmo género), o melhor é mesmo consultar um especialista e pedir-lhe que lhe faça um orçamento o mais detalhado possível.

O nosso conselho é que consulte pelo menos 3 especialistas diferentes, para poder ter algumas alternativas e poder optar pelo orçamento que for mais baixo (sem comprometer obviamente a qualidade do serviço).

5 – Orçamentos online

Muitas empresas já têm atualmente a possibilidade de ser solicitado um orçamento online, através do próprio site, assim embora isso não ajude muito às obras em casa mais baratas, ajudam-nos a poupar tempo (e como toda a gente diz “tempo é dinheiro”).

Desta forma, também não tem de gastar gasolina e ficar à espera que lhe dêem um feedback, sendo bastante mais simples.

6 – Tente negociar

Depois de ter os orçamentos na mão, nada melhor do que analisa-los bem e tentar negociar com o fornecedor os valores indicados, pois só assim vai conseguir fazer obras baratas em casa (e além de tudo tendo em conta a conjuntura económica é provável que as empresas não se importem de baixar um bocadinho o valor de forma a ganharem o trabalho).

Não tenha vergonha, pois é o seu dinheiro que está em jogo.

7 – Imprevistos acontecem

É comum que possam acontecer alguns pequenos imprevistos orçamentais, assim sendo, quando fizer o orçamento tenha em conta que efetivamente é melhor contar com mais algum dinheiro do que aquele que quer efetivamente gastar.

Se já tiver preparado para isso, vai ser uma desilusão a menos quando um dos trabalhadores lhe disser que afinal é capaz de ser um bocadinho mais caro do que aquilo que ele lhe disse inicialmente.

8 – Disponibilidade total

Se vai fazer obras em casa, prepara-se para tirar pelo menos uma semana de férias para poder estar sempre em cima do acontecimento. É importante que tenha o máximo de disponibilidade para ajudar (e supervisionar) quem está a realizar os trabalhos.

Se quer uma coisa bem-feita, tem de estar sempre de olho no que está a ser feito, para evitar que no final o trabalho não fique de acordo com aquilo que idealizou.

9 – Casa desocupada

Quando se realiza obras em casa, é importante que o espaço esteja desocupado, no entanto nem sempre é possível isso acontecer. Assim sendo, o mais importante é deixar sempre janelas e portas abertas de forma a evitar qualquer tipo de intoxicação.

Neste caso é também importante que se tiver de ficar por casa, vá fazendo as remodelações uma área de cada vez.

10 – Peça referências

Se vai colocar um perfeito desconhecido dentro da sua casa, é importante que antes disso lhe peça algumas referências de obras e arranjos que já tenha realizado.

Nos dias que correm todo o cuidado é pouco, e existe sempre algum risco ao abrir as portas da sua casa para alguém que não conhece. Assim sendo, para evitar surpresas desagradáveis, faça uma pesquisa antes de assinar o contrato de prestação de obras.

11 – Compre os materiais

Quando vai fazer obras em casa, é importante que com alguma antecedência comece a ver quais os materiais que poderá comprar (por exemplo tinta, cimento, azulejos…) para poder jogar com algumas promoções ou descontos de quantidade que possa usufruir.

Ao fazer as compras é também importante que analise alguns fornecedores e compare a qualidade/preço dos produtos apresentados.

12 – Não desperdice

Para evitar cortes desnecessários nas peças de cerâmica, é importante que as medidas dos ambientes, onde as paredes e pisos serão revestidos com esse material, sejam múltiplos de 15, 20 ou 30 cm.

No entanto, antes de ir às compras tenha sempre o cuidado de medir os espaços que vai remodelar.

13 – Pedido de licenciamento

Embora para a maioria das obras não seja necessário, se estiver a pensar demolir paredes, alterar a fachada do imóvel, fazer um muro, ou alterar a estrutura base da casa (aumentar área, demolir pilares ou parte da cobertura), esteja preparado pois pode ser necessário pedir um licenciamento à câmara para a realização dessas obras.

Não se esqueça que as obras não podem começar, sem que o licenciamento esteja aprovado.

14 – Seja criativo

A sua casa é o 2º lugar em que vai passar mais tempo (tendo em conta que o local onde passa mais tempo acordado é o trabalho). Assim sendo, seja criativo e original nas escolhas que faz.

Por exemplo em vez de comprar um quadro (que custa 200€), não opta por fazê-lo você em família? (consegue desta forma fazer obras em casa mais baratas e ainda divertir-se em família).

15 – Mande vir online

Se quer fazer obras em casa mais baratas, uma das primeiras coisas que deve ter sempre em mente, é que na internet tudo é mais barato. Assim sendo, tudo o que seja decoração que possa conseguir mandar vir (de sites como o e-bay ou amazon), aproveite.

Por exemplo os papéis de parede estão na moda, existem milhares de designs diferentes, e ao mandar vir online, consegue poupar às vezes cerca de 90% comparativamente a uma superfície comercial.

16 – Decoração

A decoração é a parte que as mulheres mais gostam de fazer. Assim sendo, peça à sua mulher que trate disso. Ela vai ajudar ser útil e acredite, as mulheres adoram comprar coisas para a casa e decorarem tudo como querem.

Não se esqueça que também para esta parte é importante ter um orçamento bem definido (e tenha em conta que provavelmente ela irá ultrapassar o mesmo).

17 – O que fazer com espaços pequenos

Para ambientes mais pequenos (como uma varanda), prefira tintas com cores claras (que são também mais baratas que as coloridas), que aumentam visualmente os espaços e proporcionam uma sensação de bem-estar.

Em alguns casos, uma parede com um tom mais escuro ajuda a dar profundidade no ambiente, no entanto é aconselhado que pinte apenas uma parede por divisão, para não dar um ar muito pesado ao espaço (e consegue assim fazer obras em casa mais baratas).

18 – Lembre-se dos vizinhos

Todos nós temos vizinhos (principalmente se viver num imóvel com vários andares) e é muito importante que na altura das obras não se esquecer que eles existem.

Tente conciliar o trabalho na sua casa, com os horários em que existem menos pessoas presentes (por norma o horário laboral entre as 9h e as 19h), para desta forma evitar conflitos com eles.

Outra questão importante é que durante o fim-de-semana, se houver necessidade de o empreiteiro ainda ter de se deslocar, combine com ele um pouco mais tarde (por volta das 10h), porque os vizinhos podem querer dormir.

19 – Tenha paciência

Quando começa a empreitada para fazer as obras em casa (ou onde quer que seja), é importante saber logo de início que existem inúmeras coisas que podem não correr como estava à espera e atrasos acontecem.

É importante que não comece a reclamar com o empreiteiro porque alguma coisa está a correr menos bem ou porque a remodelação está um bocadinho atrasada.

Nesta situação o melhor a fazer é ter calma e paciência que tudo vai-se resolver.

20 – Sobras

É importante salientar que ao fazer as compras é provável que compre alguns materiais a mais (por exemplo: tinta, cimento, azulejos…).

Depois de as obras terminarem, pode aproveitar essas sobras para pintar alguma parede (que inicialmente não fazia parte da remodelação) ou rebocar algum muro.

No entanto, uma opção que também pode ter em conta (principalmente se não tiver muitos lugares para guardar o material), é vendê-lo a algum amigo ou em alguma plataforma online (existem sempre pessoas à procura desse tipo de material a preços mais baratos que nas lojas).

Agora que já sabe como é que pode fazer obras em casa mais baratas, não existe motivo para não meter as mãos à obra e começar já a preparar tudo o que necessita para dar seguimento à sua remodelação.

Artigo patrocinado por: engiobra.com

engiobra no nvalores

ANUNCIE AQUI

Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

Redes sociais:

Ebook Como preencher o IRS 2024