O email é uma das formas de comunicação mais privilegiada, devido à sua rapidez e eficiência, no entanto, embora seja utilizado nas mais diversas situações, muitas vezes é necessário utiliza-lo através de uma abordagem mais formal.
Seja por motivos profissionais, ou porque a relação com o interlocutor assim o exige, optar por uma postura formal pode ser determinante.
De forma a ajudá-lo a escrever este tipo de correspondência sem qualquer erro, reunimos diversos exemplos de um email formal, que poderá utilizar como base de escrita para os seus emails.
Como escrever um email formal
Escrever um email formal, é algo relativamente simples, mas que pode gerar algum nervosismo para quem não está habituado a fazê-lo. É importante saber que existem algumas “regras” que deverá seguir para que tudo fique perfeito.
1 – Endereço de email
Se o seu email é do tempo do MIRC e é algo do género RJ.vader34@… Pense seriamente em criar um novo email, do tipo nome.apelido@gmail.com ou nome.apelido34@gmail.com, para quando tem de enviar currículos ou qualquer outro tipo de email formal.
É importante ter isso em conta, pois não é de “bom tom” que utilize endereços de email exóticos (com muitos caracteres especiais, números, clubes de futebol, personagens de filmes ou BD…). O email deve ser o mail simples possível e conter apenas o seu nome (ou as iniciais do mesmo) e uma data (no máximo).
2 – Saudação
Dizem as regras de etiqueta do email formal, que deve utilizar uma saudação adequada, e dirigir-se ao destinatário utilizando o respetivo titulo (Por exemplo: Boa tarde, Eng. XPTO ou Bom dia, Dra. XPTO).
Se for necessária alguma apresentação da sua parte, faça-o logo no primeiro paragrafo do email formal.
3 – Tamanho
Emails longos são pouco apreciados pela grande maioria dos destinatários. Assim sendo, um email forma deve ser curto mas conciso, respeitando as regras padrão deste tipo de comunicação (ou seja, tente não divagar e ir direto ao assunto sem grandes rodeios).
Idealmente o email deve ter no máximo 5 parágrafos de 3 ou 4 linhas (máximo).
4 – Revisão
Antes de enviar um mail, é importante que verifique se existem erros ortográficos (nunca deve enviar um email formal sem o ler antes, evitando assim erros desnecessários).
Depois de rever tudo, despeça-se de forma cordial.
Veja também: 6 Exemplos de cartas de motivação
6 Exemplos de email formal prontos
De seguida, deixamos-lhe alguns exemplo de como deve escrever um email formal (para diferentes ocasiões e temas). Com a ajuda destes exemplos e das instruções que acabou de ler, certamente irá conseguir criar um email formal, mais eficiente.
1 – Envio de currículo
Boa tarde Dr. (nome)
Venho por este meio candidatar me à vaga de XXXXX, de acordo com o anúncio publicado no site XXXX, para o cargo XXXX.
Em anexo segue o meu curriculum vitae, assim como a minha carta de apresentação, explicando os motivos da minha candidatura.
Qualquer questão, não hesite em contactar-me. Estou disponível para qualquer esclarecimento.
Os melhores cumprimentos,
(nome)
2 – Envio de Feedback
Prezada Sra. (nome),
Venho desta forma dar uma resposta para a nossa discussão da última quarta-feira. Conforme o pedido, o formulário já foi preenchido de acordo com as indicações por si fornecidas.
Fico a aguardar uma resposta da sua parte relativamente ao sucedido.
Os melhores cumprimentos, e votos de boa semana.
(nome)
3 – Pedido de esclarecimentos
Boa tarde Eng. (nome),
Venho por meio, solicitar esclarecimentos relativamente à proposta enviada por si na data de XXXX, relativamente ao assunto supra citado no nome deste mail.
Agradeço desde já a sua disponibilidade,
Sem qualquer outro assunto me despeço.
(nome)
4 – Agendamento de reunião
Boa tarde Dr. (nome)
Venho desta forma confirmar o agendamento da reunião entre XXXX e XXXX, marcada para dia XXX às XX horas, nas nossas/vossas instalações.
Qualquer questão, não hesite em contactar-nos,
Cumprimentos,
(nome)
5 – Email de Cobrança
Prezado Sr. (nome)
De acordo com os nossos registos, ainda consta em aberto o pagamento do valor de (___) euros referente à nota fiscal de nº (___). A mesma tem vencimento no dia (___).
Caso o pagamento já tenha sido realizado, favor enviar comprovativo para que possamos regularizar o registo.
Caso contrário, fazemos uso do presente email para torná-lo ciente do débito e solicitar a sua regularização.
Qualquer questão, não hesite em contactar-nos,
Cumprimentos,
(nome)
6 – Proposta de Prestação de Serviços
Prezado Sr. (nome)
Tendo em vista a forte presença da sua empresa no setor de (___), venho por meio deste email apresentar a minha empresa que disponibiliza serviços de (___) que o vão ajudar ainda mais na consolidação da sua marca.
Segue em anexo portefólio com alguns dos nossos trabalhos. É importante frisar que oferecemos um serviço de qualidade a preço competitivo.
Aguardamos o seu contato para prestar maiores informações e orçamento sem qualquer custo para si.
Os melhores cumprimentos, e votos de boa semana.
(nome)
Veja também
estou grato pelo exemplo de como mandar Email. formal.
Bom dia! grato pela informacao ou explicacao, sejao sempre um exemplo para nos
Melhores comprimentos
Como vê, um email pode ser informal e sucinto ao mesmo tempo, não necessitando de andar às voltas e com rodeios para que a sua mensagem seja compreendida.