Os créditos urgentes são cada vez mais encarados como uma tábua de salvação. Por serem empréstimos de rápida concessão e geralmente, com pouca burocracia envolvida, milhares de portugueses não hesitam em avançar para a contratação de crédito urgente.
Contudo, é necessária uma grande cautela antes de se avançar para a contratação de crédito. Além das caraterísticas especificas deste tipo de crédito, que o podem tornar extremamente caro, também é preciso ter cuidado com as fraudes que por vezes surgem associadas ao crédito urgente.
O que faz as pessoas recorrerem ao crédito urgente
A grande procura por créditos urgentes encontra como principal justificação a crise financeira que afetou o país durante os últimos anos. Muitas famílias portuguesas deixam de conseguir pagar as suas dívidas e em situação de desespero, resolvem contratar um crédito urgente.
Desta forma, a contratação de créditos urgentes representa quase sempre a contratação de nova dívida para pagar uma dívida já vencida, ou que se encontra prestes a expirar. Acontece que a taxa de juros associada a este tipo de crédito é quase sempre mais elevada do que a dívida já existente, o que torna a situação destas famílias ainda mais insustentável.
Neste tipo de cenário, a contratação de novo crédito com juros mais elevados serve apenas para adiar e agravar um problema que deve ser resolvido de outra forma.
O que deve analisar antes de contratar um empréstimo deste tipo
A primeira coisa que deve fazer antes de assinar o seu contrato de crédito urgente é analisar com cautela e com tempo as condições estabelecidas no contrato. Nunca deve ceder a pressões e assinar sem ler.
Por maior que seja a sua vontade de ter acesso rápido ao dinheiro de que necessita, preste muita atenção ao contrato. Leia com particular cuidado as cláusulas que dizem respeito às taxas de juro, duração do empréstimo, mensalidades e condições de amortização.
Como por vezes é difícil visualizar no papel qual será o impacto da contratação de um crédito urgente no seu orçamento familiar, não avance sem fazer uma ou várias simulações.
Simule diferentes cenários e faça comparações, por forma a ter uma ideia mais clara relativamente ao produto que está a contratar.
Cuidado com as fraudes
Nos últimos anos, diversos indivíduos pouco escrupulosos aproveitaram a situação desesperada de milhares de portugueses para enganar e defraudar quem têm urgência com conseguir um empréstimo pessoal.
Uma das fraudes mais típicas nesta área passa pela exigência de um pagamento inicial que, segundo as palavras destas empresas pouco credíveis, tem como objetivo cobrir os custos do processo de abertura de concessão do crédito.
Após os interessados pagarem o valor em questão, estas empresas deixam de comunicar, deixando de existir e desaparecendo com o dinheiro dos seus clientes.
Para evitar situações como esta deve evitar recorrer a empresas pouco credíveis. Prefira sempre contratar os serviços de empresas reputadas e estabelecidas no mercado, uma vez que esta é a melhor forma de inventar burlas.
Tenha também muito cuidado com os particulares que oferecem créditos urgentes, pois neste tipo de crédito as possibilidades de burla são ainda maiores.
Quando necessitar de um crédito urgente, entre em contacto com o seu banco ou com uma das várias instituições de crédito estabelecidas que operam no país. Seja inteligente e pondere sempre antes de assinar qualquer contrato.