Crédito para comprar terreno mais construção

Crédito terreno mais construção

Cada vez mais os consumidores optam por contrair um crédito para terreno mais construção da sua própria casa, de acordo com as características que sempre sonharam.

Esta opção permite que a casa possa ser construída em qualquer local em território nacional (de acordo com as regras em vigor), facilitando assim a opção de construção de uma casa de férias ou mesmo de uma casa para habitação própria e permanente.

No entanto, é de extrema importância que tenha todas as informações necessárias antes de solicitar a um banco este tipo de crédito, principalmente, porque nem todos os terrenos estão abrangidos.

De forma a facilitar a sua vida, o NValores vai explicar-lhe de seguida tudo o que necessita de saber sobre o crédito para terreno mais construção.

Analisámos todos os bancos em Portugal e as condições gerais para atribuição de crédito para terreno são as seguintes:

  • Crédito para terreno – Financiamento até 50% o valor do terreno
  • Crédito para construção – Empréstimo até 80% do valor da obra

Como funciona o crédito para terreno mais construção?

Tal como qualquer outro crédito habitação, existe a necessidade de aprovação bancária para que seja dado seguimento ao pedido de empréstimo, no entanto quando resolve solicitar um crédito para esta finalidade, é necessário que saiba como o mesmo funciona (de forma a ponderar esta alternativa).

De forma simples, o crédito para terreno mais construção é uma forma de financiamento que lhe permite comprar o terreno (que deve estar enquadrado em alguns pressupostos que lhe iremos indicar de seguida) e construir a sua casa de sonho com todas as características que pretende.

É importante salientar que, a grande maioria das entidades que fornecem a hipótese de adquirir este tipo de financiamento, permitem um período de carência até dois anos até que seja dado início à construção da casa, durante o qual apenas paga os juros decorrentes do empréstimo.

Desta forma, é possível tratar do planeamento das obras, com uma prestação bastante mais baixa.

Contudo, salientamos que estes empréstimos não prevêem uma amortização de capital durante o período inicial da carência de capital, sendo a sua amortização apenas realizada de duas formas distintas:

  • Aquando da escritura da casa;
  • Ao final dos dois anos (se até à data ainda não tiver existido a escritura da casa).

Veja também: Financiamento de casas pré-fabricadas/modulares

Etapas para pedir um crédito para terreno

Antes de pedir um crédito, deve organizar-se de acordo com as etapas listadas abaixo.

1. Escolha do terreno

Primeiro deverá escolher o terreno em que pretende construir o imóvel. Antes de proceder ao pedido de crédito saiba que:

  • No crédito para compra de terreno e construção, a garantia do contrato é dada pelo terreno, bem como tudo o que nele venha a ser construído;
  • Pode ser exigida a apresentação de fiadores como garantia complementar.

2. Tenha um projeto

Os bancos, na sua maioria, apenas concedem o crédito a quem tenha um terreno com projeto aprovado pela Câmara Municipal.

É recomendado, portanto, tratar desta parte antes de solicitar o empréstimo. Assim, não corre o risco de ser surpreendido com uma resposta negativa do banco.

3. Esteja atento aos impostos

O primeiro imposto a pagar, que deve ser pago no momento da escritura do terreno, será o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT).

Para um terreno urbano, a taxa aplicada será 6% do valor de compra.

Quando se torna, formalmente, o proprietário daquele terreno, terá de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Este imposto deve ser pago anualmente, podendo ser, inclusive, parcelado dependendo do valor total.

A taxa é definida pela Câmara Municipal onde se localiza o imóvel e baseia-se no seu valor patrimonial.

Documentação necessária para pedir um crédito para terreno mais construção

Frisamos também que, além da documentação padrão para um pedido de crédito habitação para esta tipologia, são também necessários os seguintes documentos:

  • Contrato de promessa de compra e venda do terreno (por parte do vendedor);
  • Comprovativo da Câmara com a Viabilidade de Construção do terreno ou Alvará de Loteamento (fornecida pela Câmara Municipal);
  • Planta de Localização com o terreno em causa assinalado (fornecido pela Câmara Municipal);
  • Cópia simples da Certidão de Registo Predial do Terreno (adquirido na Conservatória de registo predial).

Tenha em conta que, antes mesmo de solicitar o crédito, tem de ter esta documentação, pois é necessário que a Câmara Municipal considere o terreno viável para construção de 1ª ou 2ª habitação.

Veja também: Crédito para construção de habitação sem terreno

Categorias: Crédito à Habitação