Esclarecer uma dúvida, realizar um pagamento ou entregar um pedido à Segurança Social pode ser uma dor de cabeça. Milhares de pessoas perdem diariamente preciosas horas do seu tempo à espera numa fila de um balcão de atendimento da Segurança Social.
Felizmente, existem outras formas de contatar esta Instituição, que permitem ter acesso a um atendimento mais célere.
Nem todas as questões precisam de ser necessariamente tratadas através de uma deslocação presencial a um serviço de atendimento local, pelo que é importante conhecer todas as alternativas de atendimento.
Neste artigo, vamos enumerar os diferentes contactos da Segurança Social.
Contactos Telefónicos
A forma mais rápido de entrar em contacto com esta instituição, é seguramente a sua linha telefónica:
Linha Segurança Social – 808 266 266 (número azul) ou + 351 210 495 280 (para quem se encontra no estrangeiro)
Sendo um número azul, o custo é o mesmo que uma chamada local. A Linha da Segurança Social funciona nos dias úteis entre as 9 e as 17h.
Contactos Online
Quem prefere tentar resolver as suas questões com a ajuda da Internet pode utilizar o serviço online Segurança Social Directa.
Este serviço pode ser acedido através de uma palavra-chave (a qual deve ser solicitada através da realização de um registo ou através da utilização do Cartão de Cidadão e do respetivo leitor.
Este é um dos contatos da Segurança Social mais úteis da atualidade, permitindo ter acesso a mais de 50 serviços sem sair de casa. Alguns dos assuntos que podem ser tratados online incluem: Pagamentos e Recebimentos, Pedidos, Envios e Comunicações, Simulações, Dívidas, etc.
A Segurança Social é destinada quer ao cidadão comum, quer ao empregador.
Contactos Presenciais
Quem prefere deslocar-se em pessoa a um balcão da Segurança Social tem ao seu dispor centenas de serviços de atendimento, espalhados por todo o território nacional.
Para evitar esperas longas nos serviços de atendimento desta instituição, os cidadãos podem recorrer ao atendimento por marcação, que permite agendar a visita à Segurança Social num dia e hora específicos.
Este atendimento por marcação pode ser agendado por telefone ou online, através do link: marcação online.
O que Fazer Para Tornar o Atendimento Mais Eficiente
Muitas vezes queixamo-nos da morosidade do atendimento nos contactos com a Segurança Social, mas a verdade é que também podemos fazer a nossa parte para acelerar todo o processo.
Antes de entrar em contacto com a Segurança Social devemos preparar e organizar toda a documentação, garantindo que não nos esquecemos de nada e que temos tudo à mão.
Dados como o Número de Identificação da Segurança Social (NISS) podem ser necessários, pelo que é fundamental ter esta informação.
Em caso de deslocação a um Serviço de Atendimento é recomendável realizar a marcação com algum tempo de antecedência, desta forma é possível evitar esperas longas.
Sempre que não for possível comparecer a um atendimento já agendado, o cidadão deve ter o cuidado de ligar a desmarcar. Desta forma, outros beneficiários podem ser atendidos na hora marcada.
Para ter acesso a todos os contactos da Segurança Social, incluindo às moradas dos Serviços Locais de Atendimento, visite a página desta instituição.