A grande maioria dos portugueses dispensam completamente a possibilidade de mudarem de banco.
Em termos europeus, vários estudos indicam que os portugueses são aqueles que se mantém fieis à sua primeira instituição bancária por um período de tempo superior.
Um estudo realizado em 2009 pelo Banco de Portugal e pela Autoridade da Concorrência, indicava que os portugueses evitavam o processo de mudar de banco, simplesmente porque o mesmo era caro e extremamente burocrático.
Como esta realidade se manteve durante algum tempo, a grande maioria dos portugueses acabaram por se resignar e manter a conta ou o crédito habitação sempre no mesmo banco, mesmo quando eram oferecidas condições pouco compensatórias.
Mas, será que hoje em dia ainda é assim?
1 – Mudar de banco tem “novas” regras
Se é uma das milhares de pessoas que ainda mantém uma conta num banco só porque acha que o processo é caro e demorado, saiba que as regras implementadas em março de 2010 fizeram com que os bancos aderissem a um acordo designado por “Princípios Comuns para a Mobilidade de Serviços Bancários”. Ver PDF
Este acordo instituiu diversas normas, que têm como principal intuito facilitar o processo de transferência de uma conta à ordem (ou mesmo de uma conta poupança) de um banco para o outro.
Assim sendo, hoje em dia, além de ser muito mais barato mudar de banco, é também um processo relativamente rápido.
Descubra: Qual a melhor conta ordenado?
2 – Existem custos associados a mudar de banco?
É desde já importante frisar que quando estiver a pensar mudar de banco, o seu antigo banco não lhe pode cobrar qualquer taxa ou quantia pelo encerramento da conta. Contudo, pode cobrar taxas relativamente aos serviços prestados no âmbito da transferência.
Mas, saiba que o seu antigo banco, deve fornecer-lhe o preçário de todas as taxas e comissões associadas ao processo de transferência, possibilitando-lhe saber de antemão qual é o custo que poderá ter com a transferência.
Todo este processo, pode demorar no máximo em torno de 14 dias úteis, já que o antigo banco tem 7 dias para facultar toda a informação e o novo tem também no máximo 7 dias para colocar a nova conta bancária em funcionamento (mas por norma, o processo é bastante mais célere que isso).
É ainda importante indicar-lhe que existem algumas situações que fazem com que mudar de banco não seja possível.
As mesmas são:
- Se tiver um saldo de conta negativo;
- Se não tiver devolvido os meios de pagamento que estão associados à conta (como é o caso do cartão de débito, de crédito ou cheques ainda por utilizar);
- Se tiver um crédito em vigor associado à sua conta (como é o caso de um crédito habitação ou um crédito ao consumo).
3 – Como mudar de banco – guia passo a passo
Tal como dissemos anteriormente, mudar de banco é hoje em dia um processo bastante mais simplificado, contudo, isso não quer de todo que o deva fazer sem realizar primeiramente alguma pesquisa.
Conheça de seguida os passos a dar para mudar de banco.
1 – Perceba quais são as suas necessidades
Pois bem, este é sem qualquer sombra de dúvida o primeiro passo a dar quando estiver a pensar mudar de banco.
- Precisa de uma conta à ordem simples ou tem preferência por uma conta ordenado?
- Acha que o descoberto bancário é uma boa opção para si ou não o pretende?
- Quer usar a mesma para facilitar o seu acesso a um determinado tipo de crédito?
- Ou pelo contrário apenas tem interesse em poupar na manutenção de conta e na anuidade?
Pois bem, perceber o que precisa é meio caminho andado para conseguir encontrar a melhor oferta e que se adeque às suas verdadeiras necessidades.
2 – Pesquisa e comparação
O segundo passo é talvez um dos mais importantes. Assim que decidir que quer mudar de banco, é preciso conhecer a oferta existente no mercado.
Pesquise nas várias entidades bancárias, analise preços, faça comparações…
Este ponto irá fazer com que consiga obter a conta que mais se adequa às suas necessidades, aos preços mais baixos.
Veja também: Qual o banco mais barato para abrir conta?
3 – Abrir uma nova conta
Depois de escolher o banco para onde quer transferir a sua conta à ordem (ou a poupança) deve deslocar-se ao mesmo (ou em muitos casos até pode solicitar a abertura de conta online) para perceber quais os documentos que precisa entregar, assim como preçário, duração do processo de transferência e as condições que vão estar em vigor e durante quanto tempo.
Neste ponto poderá analisar a FIN (ficha de informação normalizada) que lhe irá indicar tudo o que precisa saber sobre a sua nova conta bancária.
4 – Apresentar o pedido de transferência de serviços
Após a apresentação do seu pedido para mudar de banco, a nova instituição bancária tem de contactar o seu banco de forma a ter informações essenciais como: quais as autorizações existentes de cobrança bancária, quais são as contas que estão por débito direto e quais são as transferências permanentes (como é o caso das pensões ou ordenados).
O seu banco antigo tem 7 dias úteis para responder a todas as informações solicitadas, sendo as mesmas por norma enviadas por email.
5 – Processo de transferência
Depois de a sua nova instituição bancária ter recebido todas as informações, tem 7 dias úteis para tratar de todo o processo de forma a que a sua nova conta fique inteiramente funcional.
Felizmente, hoje em dia mudar de banco já não é um processo caro nem tão moroso como era antigamente, o que permite que as pessoas consigam não só mudar mais facilmente como poupar no caso de terem alternativas pouco vantajosas no banco atual.
Este processo mais fácil e rápido, vem contribuir para aumentar a competitividade do sistema bancário nacional, o que é ótimo para o consumidor.
Veja também: Qual a melhor conta poupança?