Com o natal mesmo aí à porta, muitas famílias (e empresas) optam por oferecer, em vez das tradicionais prendas, um cabaz de natal com produtos típicos desta época.
No entanto, são muitas as pessoas que não sabem ao certo o que incluir no mesmo. Desta forma, o NValores resolveu facilitar-lhe a vida. Vamos explicar-lhe como fazer um cabaz de natal, e como é que pode poupar a fazer o mesmo.
Vai ver que é bastante simples, e que esta alternativa poderá facilitar (e muito) a noite de consoada de vários amigos ou funcionários da sua empresa.
Como fazer um cabaz de Natal
Como é óbvio, um cabaz de natal tradicional poderá não ficar assim tão em conta se optar por colocar diversos produtos alusivos a esta época e que por norma não faltam na noite da consoada.
É importante que tenha em conta que deve adaptar o cabaz ao seu orçamento (se não pode comprar diversos licores ou bebidas, opte por uma de uma marca mais barata, mas que a pessoa que o vai receber goste).
Vamos dar-lhe 6 ideias, para preparar um cabaz de natal que vai impressionar (e muito) quem o receber. Venha conhecer os cabazes de natal que o NValores tem para lhe apresentar.
1 – Cabaz de Natal tradicional
Um capaz tradicional, é aquele que inclui diversos tipos de produtos que são alusivos a esta data. Algumas das sugestões para um cabaz completo são:
- Bebidas como licores, Whisky, espumante ou Gin;
- Caixas de chocolates como Ferrero Rocher, Mon Cheri, Guylian ou outros;
- Bolo-rei;
- Enchidos tradicionais para a ceia como chouriço, presunto, alheira ou salpicão;
- Legumes para a ceia de natal como couve e batatas;
- Pão-de-ló;
- Garrafa de Azeite;
- Garrafa de Vinho;
- Duas postas de bacalhau;
2 – Cabaz de beleza
Um cabaz de beleza é uma ótima alternativa para oferecer às mulheres que se preocupam com a aparência. Alguns dos produtos que pode incluir são:
- Cremes hidratantes para o rosto (versão dia e noite);
- Cremes hidratantes para o corpo;
- Esfoliante;
- Gel de banho;
- Óleo para o corpo;
- Um perfume;
- Maquilhagem (diversos tipos como batons, base, sombra, rímel…);
- Champô e amaciador;
- Pincéis de maquilhagem;
NOTA: Se optar por inserir um perfume no cabaz de natal de beleza, tenha em conta o que a pessoa gosta, pois os perfumes são objectos muito pessoais e nem todas as pessoas gostam do mesmo.
3 – Cabaz de Natal doce
Para oferecer a alguém que adore doces, existem uma opção bastante interessante. Fazer um cabaz de natal recheado de iguarias doces. Muitos dos produtos podem ser feitos em casa, o que faz com que poupe algum dinheiro.
Algumas sugestões do que pode colocar são:
- Açúcar aromatizado (com raspa ou casca de limão, baunilha…);
- Azeite aromatizado;
- Biscoitos de natal caseiros;
- Chocolates ou bombons;
- Compotas (pode ser de tomate, morango, abóbora, gila…);
- Licores caseiros (como é o caso de licor de ananás ou amora);
- Marmelada;
- Sal aromatizado (com especiarias);
- Pasta de alho;
- Pasta de pimentão;
4 – Cabaz de Natal Português
Se tem um amigo que adora Portugal, mesmo sem ser português e este ano ele vai estar cá para passar o natal, pode fazer um cabaz de natal português. O que é que incluí? Vamos dizer-lhe de seguida.
- Lápis da Viarco;
- Cadernos com capas tradicionais;
- Sabonetes cheirosos;
- Azulejos antigos;
- Andorinhas Bordallo Pinheiro;
- Galo de Barcelos;
- Um CD de fados (pode comprar de uma fadista conhecida ou fazer um você mesmo com os melhores fados portugueses);
- Sacos de alfazema;
- Presépio artesanal
- Almotolia para o azeite ou vinagre
5 – Cabaz desportivo
Para os seus amigos que são fanáticos por desporto, fazer um cabaz de natal desportivo, é uma opção bastante interessante. Pode incluir o seguinte:
- Ténis adaptados à modalidade (existem opções bastante em conta na Decathlon e na Sport Zone);
- Roupa de desporto (calças, calções ou t-shirts);
- Fones para o telemóvel;
- Braçadeira para colocar o telemóvel dentro (daquelas que se coloca à volta do braço – ideal para quem corre);
- Relógio com registo de calorias, batimentos cardíacos e passos;
- Um mês de ginásio pago;
- Inscrição numa mini ou meia maratona (ou qualquer outra prova que a pessoa esteja interessada);
- Acessórios desportivos que sejam necessários.
6 – Cabaz para a Casa
Se algum dos seus amigos ou familiares acabou de mudar de casa, uma boa alternativa pode ser fazer um cabaz para a casa, com pequenas decorações. Algumas das coisas que pode colocar no mesmo são:
- Tapete de boas vindas;
- Frascos para colocar o sal, açúcar, farinha…;
- Relógio de cozinha pouco tradicional;
- Conjunto de chávenas de café;
- Canecas;
- Conjunto de copos de pé alto;
- Ardósia para o frigorífico (para colocarem a lista de compras);
- Conjunto de lençóis;
- Um quadro ou papel de parede bonito.
Como fazer um cabaz de natal económico
As opções que lhe demos anteriormente podem parecer um pouco fora do orçamento, no entanto, é possível tornar todos os cabazes de natal em prendas bastante económicas.
Vamos explicar-lhe como fazer.
1 – Fazer uma lista das pessoas para quem quer fazer um cabaz de natal;
2 – Depois para cada uma dessas pessoas deve pensar quais são os gostos e preferências (podem ser doces, salgados, brinquedos, velas, fotografias, produtos para a casa, produtos de higiene… enfim… tudo o que a pessoa em causa gosta);
3 – Incluir prendas ou ingredientes personalizados, pois embora o cabaz possa ser igual para toda a gente, deve colocar sempre pelo menos algo personalizado. Pode ser uma receita, um avental, uma camisola… o que quer que seja, desde que identifique a pessoa em questão.
4 – Depois de identificar os gostos e preferências de cada pessoa, deve fazer uma lista dos produtos que podem ser incorporados no cabaz de cada um. Aqui, o desafio vai ser encontrar objetos low-cost e/ou coisas que podem ser feitas em casa!
5 – Se o cabaz de Natal for para uma família, é importante fazer uma lista com produtos e ingredientes adequados a cada membro individualmente… para que ninguém fique esquecido… mesmo o animal de estimação…
De forma a conseguir fazer um cabaz de natal económico, ainda pode seguir as seguintes dicas:
1 – Ver o que é que está em comum em todos os cabazes, pois assim pode conseguir comprá-los a preços mais baixos. Existem muitas vezes promoções que lhe permitem comprar 2 produtos pelo preço de 1, ou embalagens tamanho familiar que ficam na sua totalidade mais em conta (por exemplo embalagens de chocolates podem ser distribuídas por vários cabazes).
2 – Fazer alguns dos produtos em casa. Por exemplos biscoitos, compotas, azeite aromatizado… Tudo isto é facilmente feito em casa, e existem diversos tutoriais online que lhe explicam todos os passos para o fazer.
3 – Se souber fazer trabalhos manuais ou tricotar, pode sempre juntar um cachecol, um par de luvas, uma bolsa para o telemóvel, bijutarias, quadros… enfim, o que quiser, pois assim vai tornar o cabaz mais personalizado e, mais económico.
O embrulho do cabaz também pode servir de presente quando o mesmo se trata de uma caixa decorativa ou de um bonito cesto reutilizável.
Agora que já sabe como fazer um cabaz de natal, e como o fazer de forma mais económica, pondere seriamente esta opção como prenda para este natal que se avizinha. Ainda vai a tempo de comprar tudo o que precisa para o fazer com tempo e calma.