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Cancelar o cartão multibanco em caso de perda ou roubo?

Essential Advice, Intermediário de Crédito, Unipessoal, Lda. registada no Banco de Portugal com o nº0001429

Quem nunca teve de cancelar o cartão multibanco?

Seja por perda, roubo, extravio ou mesmo porque o cartão ficou preso no ATM, a verdade é que todos os dias dezenas de pessoas passam por esta situação.

Se esse foi o seu caso há pouco tempo, ou se quer apenas estar precavido para o caso de isso alguma vez acontecer, iremos dar-lhe de seguida algumas dicas e conselhos que pode seguir nessa situação.

O que fazer quando se perde o cartão multibanco?

Cancelar um cartão multibanco não é propriamente uma tarefa complicada.

Existem algumas situações em que enquanto consumidor pode optar por usufruir do mesmo ou pedir o seu cancelamento ao banco.

Mas a verdade é que existem outras situações que implicam o cancelamento imediato do cartão multibanco para não ter problemas no futuro.

Assim sendo, conheça as nossas dicas que o vão ajudar no caso de precisar efetivamente de cancelar ou anular o seu cartão multibanco (as mesmas são válidas para o cartão de débito ou crédito).

Veja também: Perdi os documentos o que devo fazer?

1 – Tenha sempre guardado o número do cartão e o telefone do banco

Todos os bancos têm uma linha de apoio que funciona durante 24 horas. Assim sendo, sempre que muda de entidade bancária o primeiro passo é guardar este número na carteira ou no telemóvel.

Outra questão que também deve considerar é guardar o número do próprio cartão pois poderá haver a necessidade de o saber.

No caso de precisar contactar a SIBS (808 201 251) ou a rede UNICRE (213 159 856) só cancelam o cartão através do número do mesmo (principalmente se tem mais do que um cartão multibanco com a mesma entidade bancária).

Pode apresentar também o número da conta ou o NIB como confirmação alternativa.

2 – Entre imediatamente em contacto com o banco

Deve sempre comunicar a perda ou roubo do seu cartão com a maior brevidade possível, pois a partir do momento em que o banco é informado desta questão o cartão é bloqueado e qualquer utilização indevida deixa de ser da sua responsabilidade.

Por norma, os contratos de abertura de conta indicam qual o número que deve contactar no caso de ter de cancelar um cartão multibanco.

Mas, como sabemos que é provável que esse documento já esteja perdido aí por casa, deixamos-lhe de seguida alguns contactos dos bancos mais comuns.

Qual o contacto do meu banco para cancelar o cartão multibanco?

Antes de lhe indicarmos quais os números de contacto dos bancos mais utilizados, é importante que tenha em mente que pode também proceder ao cancelamento do cartão através da app do banco.

Por exemplo cancelar o cartão multibanco do Montepio é extremamente simples através da app que este banco disponibiliza aos seus clientes. A par disso, é também possível cancelar o mesmo através do homebanking.

Se não tem acesso à app ou ao homebanking, saiba então como:

  • Cancelar o cartão multibanco na Caixa Geral de Depósitos
    • 218 422 424
  • Cancelar o cartão multibanco no Millennium BCP
    • 214 704 402
  • Cancelar o cartão multibanco no Montepio – das 08h às 00h
    • 217 241 635
    • 707 102 626
  • Cancelar o cartão multibanco no Santander Totta
    • 217 807 364
    • 707 212 424
  • Cancelar o cartão multibanco no BPI
    • 217 207 700
    • 226 072 266
  • Cancelar o cartão multibanco no Novo Banco
    • 707 247 365
    • 218 557 705
  • Cancelar o cartão multibanco no Bankinter
    • 707 50 50 50 (nacional)
    • (+351) 21 111 23 46 (no estrangeiro)
  • Cancelar o cartão multibanco no Abanca
    • 707 200 666
    • 21 330 63 24
  • Cancelar o cartão multibanco no Banco CTT
    • 707 288 282 (Portugal)
    • 212 697 144 (no estrangeiro)
  • Cancelar o cartão multibanco no Crédito Agrícola
    • 808 20 60 60 (Portugal)
    • (00) 800 1117 1117 (no estrangeiro)
  • Cancelar o cartão multibanco no EuroBIC
    • 808 22 44 44 (Portugal)
    • +351 213 180 870 (no estrangeiro)

Estes são os números dos principais bancos nacionais e que pode contactar no caso de precisar de cancelar o cartão multibanco.

Veja também: Como evitar fraudes nos cartões de crédito

Cuidados extras a ter com o seu cartão

Ficar sem um cartão multibanco não é propriamente algo simples, principalmente se não tem mais nenhuma conta que possa utilizar. Além disso, o prazo para rececionar o novo cartão pode facilmente chegar às duas semanas.

Assim, antes de lhe darmos algumas dicas extra a ter em mente depois de cancelar o seu cartão, damos-lhe uma sugestão.

Se precisa de movimentar a sua conta enquanto não chega o seu novo cartão, poderá solicitar ao seu banco um cartão pré-pago.

O mesmo tem por norma o custo de 6,5€ e uma validade de 3 anos. O melhor de tudo é que no futuro pode utilizar esse cartão pré pago para viagens ou para realizar compras seguras pela internet.

O valor do plafond máximo varia de banco para banco, por isso fale com o mesmo antes de pedir esse cartão.

Agora que já está munido desta informação relevante, deixamos-lhe apenas alguns cuidados extra a ter com o seu cartão multibanco.

  • Aquando do pedido de um novo cartão, deve ficar atento ao prazo indicado pelo seu banco. Caso não receba o cartão até à data prevista, avise a entidade emissora
  • Assine sempre o seu cartão no verso
  • Guarde o cartão num local seguro e longe de materiais metálicos
  • Verifique com frequência se tem o cartão na sua posse
  • Guarde em lugar seguro todos os documentos (talões, recibos, extratos de conta, etc.) que contenham dados relativos à sua conta e/ou ao cartão
  • Confira pelo menos uma vez por semana os movimentos do seu cartão
  • Quando o cartão atingir o prazo de validade, deve danificar a pista magnética antes de o deitar fora, para que fique inutilizável definitivamente.

Como vê, cancelar um cartão multibanco não é uma tarefa complicada. Claro que se trata de uma situação chata, mas com uma resolução bastante simples.

Se precisar de abrir uma nova conta ou se procura um crédito online, não hesite em contactar-nos que poderemos prestar-lhe todas as informações relevantes sobre esta questão.

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Revisto por Ricardo Rodrigues

CEO e Fundador da NValores (RRNValores Unipessoal, Lda,)

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