Se tem um empréstimo bancário, deve conhecer em detalhe o seu plano de pagamentos e o processo de amortização do crédito.
Para que não tenha que dar demasiado uso à sua calculadora, o NValores preparou um simulador de crédito que gera um mapa de prestações mensais. Para utilizar este simulador, precisa apenas de inserir as seguintes informações:
- Montante,
- Duração do crédito (em meses),
- TAN e
- Data
Ao inserir os valores, a amortização é realizada de imediato, o que permite ter uma ideia mais clara relativamente ao pagamento do seu crédito. O simulador de amortização dá a conhecer dados como a data, valor da mensalidade, juros pagos, montante amortizado e montante em dívida.
Numa questão de segundos ficará a conhecer o seu mapa de prestações mensais. Relembramos que esta é apenas uma das nossas calculadoras financeiras e simuladores, que pode utilizar para simplificar os seus cálculos e gestão.
[CP_CALCULATED_FIELDS id=”22″]O que deve saber sobre a amortização do crédito
Se prefere utilizar conceitos mais simples para perceber os “palavrões” do mundo financeiro, então considere que amortizar um crédito é sinónimo de “reduzir uma dívida”. Ou seja, ao realizar a amortização está a pagar uma dívida, fazendo com que ele se reduza gradualmente até ser completamente eliminada.
Contudo, quando está a fazer o pagamento de empréstimos, por exemplo, se está a amortizar o crédito habitação também terá que ter em consideração os juros. Para amortizar um crédito terá que garantir que o pagamento é superior aos juros cobrados.
Através de uma fórmula matemática muito simples pode ficar com uma melhor ideia do que significa realmente amortizar crédito:
Amortização = Pagamento – Juros
Assim, o valor real que será amortizado é o que restará do pagamento, após terem sido retirados os juros.
Sistemas de amortização mais utilizados
Existem diversos sistemas de amortização, mas os mais populares são:
- Tabela SAC – Este sistema de amortização também é conhecido como Método Hamburgês ou Sistema de Amortização Constante e tem como principal característica o facto de os pagamentos mensais se processarem de forma decrescente. Isto significa que a amortização é constante.
- Tabela Price – Também conhecida como Sistema Francês ou Sistema de Prestações Fixas. Neste sistema os pagamentos mensais são realizados no mesmo valor, o que significa que a amortização é crescente.
Se vive no exterior e se pretende saber mais sobre diferentes formas de amortizar o crédito habitação também deve pesquisar e ler um pouco sobre o Sistema Americano e o Sistema de Pagamento Único.
No Sistema Americano os pagamentos são realizados em valor equivalente aos juros, não ocorrendo assim amortizações mensais.
No final do período acordo, deverá ser feito um só pagamento no valor da dívida total inicial.
Já no sistema de Pagamento Único, é feito um só pagamento, o qual inclui o valor total em dívida mais os juros.
Veja também: Faça já uma simulação crédito pessoal gratuita